A Java EE web application whose purpose is to apply both an electronic version and a computerized adaptive test of Provinha Brasil, a nation-wide educational evaluation for Brazilian students in the second year of basic school.
This was part of a R&D project financed by Unesco, which resulted in several publications along the following years (Alavarse et al., 2017; Alavarse et al., 2018; Travitzki et al., 2021).
References
2021
-
Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil – Leitura: resultados e perspectivas
Rodrigo Travitzki, Ocimar Munhoz Alavarse, Douglas De Rizzo Meneghetti, and 1 more author
Estudos em Avaliação Educacional, Feb 2021
Este artigo descreve um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) para a Provinha Brasil – Leitura, com base na Teoria da Resposta ao Item. Detalha-se o funcionamento e processo de desenvolvimento do algoritmo. O TAI foi aplicado com o uso de tablets a 1.983 alunos dos 1o e 2o anos do ensino fundamental, em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os resultados confirmam a qualidade dos itens da Provinha Brasil, do trabalho realizado nas escolas e, sobretudo, do TAI. Em relaç ão à gestão do tempo de prova, conclui-se que há uma associação de mesmo sentido entre proficiência e tempo , mas só até certo ponto; os alunos tendem a demorar mais nos itens mais difíceis; essa tendência é mais intensa nos alunos mais proficientes, confirmando a hipótese de que eles tendem a gerir melhor o tempo de prova.
2018
-
Teste Adaptativo Informatizado Como Recurso Tecnológico Para Alfabetização Inicial
Ocimar Munhoz Alavarse, Erica Maria de Toledo Catalani, Douglas De Rizzo Meneghetti, and 1 more author
Revista Iberoamericana de Sistemas, Cibernética e Informá tica, Feb 2018
2017
-
Teste Adaptativo Informatizado Como Recurso Tecnológico Para Avaliação Da Alfabetização Inicial
Ocimar Munhoz Alavarse, Érica Maria de Toledo Catalani, Douglas Rizzo Meneghetti, and 1 more author
In Séptima Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informá tica y Cibernética, Feb 2017